Antes de qualquer procedimento administrativo necessário para que se possa garantir a realização de um evento no Parque da Cidade, a primeira atitude que se deve ter, seja pessoa física ou jurídica, é lembrar que o parque é um lugar especial, tanto do ponto de vista ambiental, pois possui um significativo remanescente de Mata Atlântica dentro da cidade, como no sentido material, uma vez que é um patrimônio público de uso comum a todos, criado e requalificado para proporcionar bem-estar aos seus frequentadores.
Com esse pensamento, o passo seguinte é administrativo, porém não menos importante: fazer um ofício endereçado à Diretoria de Parques, Horto, Jardim Botânico e Áreas Verdes, e entregá-lo na Administração, que fica dentro do parque, na rua que segue para a Praça de Skate. Esse ofício deve ser entregue com – no mínimo – 10 dias úteis antes à data do evento, para que possa ser analisado e algumas instruções serem passadas ao solicitante.
Além da área específica a ser utilizada para o evento, a descrição da atividade e estrutura utilizada, é importante destacar que a ativação de marcas ou patrocínios ligados ao evento também devem constar no ofício, inclusive como será realizada essa divulgação. Quantidade de pessoas, data e horários são outras informações necessárias no preenchimento do ofício.
Caso existam dúvidas de como fazer o documento, um modelo está disponibilizado abaixo para ajudar nas informações.
- Modelo de Oficio para download
É importante frisar que aniversários, piqueniques, aulas de campo, visitas de escolas, shows, aulões, feiras, dentre outros eventos, devem seguir os procedimentos acima e as instruções passadas pela Administração do local – responsável pela gestão dos eventos e de assegurar a manutenção do espaço.