Prefeitura Municipal de Salvador

Sobre o Parque

Criado em 1973, através do Decreto Municipal nº 4.522, e inaugurado em 1975, o Parque da Cidade preserva significativo remanescente de Mata Atlântica e restinga em uma área de 724.000 mil metros quadrados. É também o único local da cidade em que se pode encontrar diversas espécies ornamentais e frutíferas, por conta da transição da Mata Atlântica para as dunas.  Árvores como Oiti, Ipê e Pau-Brasil, assim como jaqueiras, mangueiras e sapotizeiros, são facilmente encontrados no terreno.


                                                     

 

Localizado entre os bairros da Santa Cruz e do Itaigara, o Parque Joventino Silva foi amplamente revitalizado para ficar mais contemporâneo e atrativo às atuais dinâmicas urbanas. A proposta, apresentada em 2014 pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Cidade Sustentável, trouxe obras de manutenção, conservação e ampliação da área construída. Agora, com novas estruturas no equipamento, o soteropolitano tem mais espaços de convivência com variadas possibilidades de esporte, lazer e cultura rodeados pela natureza.

O primeiro passo das intervenções focou em bairros circunvizinhos, que passaram a dialogar de forma mais livre com as áreas do Parque da Cidade, a partir da substituição de muros por portões de acesso e novo gradil. Os 3.700 metros de pista existente no parque também foram recuperados, ganhando camada de asfalto, ciclovia e novas placas de sinalização de quilometragem, o que melhora o desempenho dos praticantes de corrida e caminhada no local.

 

 

 

Entre os destaques das intervenções estão: um espaço permanente para oficina de grafite, o circuito de slackline, quadras de futebol, vôlei e a implantação de uma das maiores pistas públicas de skate do país – tudo isso construído seguindo as tendências mais atuais da arte e dos esportes.

 

 

Para as crianças, há também três novos parques infantis integrativos – entre construídos e reformados –, com projeto que considerou a acessibilidade para quem tem dificuldade de locomoção. Aos que preferem meditar, foi montada a Praça Confúcio, com o reposicionamento da estátua do filósofo chinês doada a Bahia pela província de Shandong, na China, onde nasceu Confúcio. A obra, que estava depositada no parque sem o devido cuidado, ganhou destaque no centro da Praça, a partir da requalificação feita na área. O local, hoje, é um dos mais frequentados do parque.

 

 

No campo das artes plásticas, as obras Sala de Estar, Mosaicos e Jogo Capoeira, de Bel Borba, e Instabilidade, de Gabriel Fonseca, receberam cores novas e ganharam destaque, deixando o parque ainda mais charmoso. O Anfiteatro Dorival Caymmi, completamente reforma e ampliado, ganhou um novo lance de arquibancada, rampas de acesso com corrimãos, alargamento da entrada, reforma dos camarins, cercamento e a construção de banheiros, passando a oferecer mais conforto para público, artista e produtores culturais. Com tudo isso, o Parque da Cidade se consolida como um espaço integrado e acessível para quem vive e visita Salvador.

 

 

Segurança - A Guarda Municipal, após reforma, passou a funcionar 24h no parque, em parceria com a Polícia Militar, não só para proteger o cidadão, mas para orientá-lo sobre a necessidade de preservação do patrimônio público e natural do lugar. Duas motos, dois quadriciclos, um carro e uma caminhonete auxiliam o Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPA) no patrulhamento dos 72 hectares de área do parque.